SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA SÃO AS EVIDÊNCIAS MAIS FÁCEIS DE SEREM PERCEBIDAS E AS QUE DEIXAM MAIS CLARO QUE ALGO DE ERRADO OCORRE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
SÃO PERCEPTÍVEIS QUANDO O GRUPO DE AMIGOS E PARENTES DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS EXIBE BENS DE ALTO VALOR, ADQUIRIDOS DE UMA HORA PARA A OUTRA, COMO CARROS E IMÓVEIS, E TAMBÉM NA OSTENTAÇÃO POR MEIO DE GASTOS PESSOAIS INCOMPATÍVEIS COM SUAS RENDAS, COMO VIAGENS, FESTAS, PATROCÍNIOS, DENTRE OUTRAS COISAS.
ALGUNS PASSAM A TER UMA VIDA SOCIAL INTENSA, FREQÜENTANDO LOCAIS DE LAZER QUE ANTES NÃO FREQÜENTAVAM, COMO BARES E ESTAURANTES, ONDE REALIZAM GRANDES DESPESAS.
OS CORRUPTOS ASSUMEM FEIÇÕES DIVERSAS. HÁ O DO TIPO GROSSEIRO E
DESPUDORADO, QUE SE COMPRAZ EM FAZER DEMONSTRAÇÕES OSTENSIVAS DE PODER E RIQUEZA, EXIBINDO PUBLICAMENTE ACESSO A RECURSOS EXTRAVAGANTES.
GERALMENTE, NÃO SE PREOCUPA EM SER DISCRETO, POIS NECESSITA
ALARDEAR O SEU SUCESSO ECONÔMICO E SUA NOVA CONDIÇÃO, MESMO QUANDO OS QUE ESTÃO À SUA VOLTA POSSAM PERCEBER QUE O DINHEIRO EXIBIDO NÃO TEM PROCEDÊNCIA LEGÍTIMA.
COM ESSE TIPO DE CORRUPTO, A APROPRIAÇÃO APROPRIAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS É ASSOCIADA A UM DESEJO INCONTROLÁVEL DE ASCENDER SOCIALMENTE E DE EXIBIR ESSA ASCENSÃO.
COMO NÃO ENCONTRA MANEIRAS DE ENRIQUECER HONESTAMENTE, RECORRE A ATOS ILÍCITOS.
JÁ O FRAUDADOR DISCRETO TEM FORMAS DE AGIR QUE TORNAM MAIS DIFÍCIL
A DESCOBERTA DO ILÍCITO. O DINHEIRO É SUBTRAÍDO DISCRETAMENTE, POR
MEIO DE ESQUEMAS BEM ARTICULADOS COM OS FORNECEDORES, O QUE TORNA
A SUA DESCOBERTA MAIS DIFÍCIL.
O RESULTADO DOS GOLPES É APLICADO LONGE DO DOMICÍLIO. EM GERAL, UTILIZAM-SE DE “LARANJAS” (PESSOAS QUE, VOLUN-TÁRIA OU INVOLUNTARIAMENTE, EMPRESTAM SUAS IDENTIDADES PARA ENCOBRIR OS AUTORES DAS FRAUDES), ADQUIREM BENS MÓVEIS OU SEMOVENTES: DÓLAR, OURO, PAPÉIS DO MERCADO DE CAPITAIS, GADO, COMMODITIES ETC.
ENTRETANTO, MESMO QUANDO A CORRUPÇÃO É BEM PLANEJADA, DEIXA
VESTÍGIOS.
ÀS VEZES, OS QUE SE SENTEM TRAÍDOS NA PARTILHA ACABAM POR DENUNCIAR O ESQUEMA.
ALÉM DISSO, A NECESSIDADE DE MANTER OS ATOS ILEGAIS OCULTOS TORNA DIFÍCIL PARA O PRÓPRIO CORRUPTO, E ATÉ MESMO PARA OS SEUS FAMILIARES USUFRUÍREM DA RIQUEZA.
QUANDO ESSA SITUAÇÃO NÃO GERA UM CONFLITO ENTRE OS PARTICIPANTES DA QUADRILHA, OS COMPARSAS ACABAM POR FICAR COM A MAIOR PARTE DOS BENS ADQUIRIDOS.
OS CORRUPTOS FICAM NORMALMENTE À MERCÊ DAQUELES QUE OPERAM O SISTEMA, O CAIXA DA QUADRILHA, E OS LARANJAS.
INDEPENDENTE DOS TIPOS DE CORRUPÇÃO PRATICADOS, OS CIDADÃOS QUE
DESEJAREM UM GOVERNO EFICIENTE E TRANSPARENTE DEVEM FICAR ATENTOS
AOS SINAIS QUE O GOVERNO EMITE.
UM ADMINISTRADOR SÉRIO E BEM INTENCIONADO ESCOLHE COMO ASSESSORES PESSOAS REPRESENTATIVAS E QUE TENHAM BOA REPUTAÇÃO E CAPACIDADE ADMINISTRATIVA.
DEVE-SE DESCONFIAR DE GRUPOS FECHADOS QUE GRAVITAM EM TORNO DO PODER. A NOMEAÇÃO DE PARENTES DE AUTORIDADES (PREFEITO, SECRETÁRIOS, VEREADORES ETC.) É TAMBÉM INDÍCIO DE CORRUPÇÃO.
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