quinta-feira, 10 de março de 2011

RASCUNHOS HISTÓRICOS DE NOSSA PARÓQUIA.


Podemos voltar até 1756, para conhecer a história da paróquia NossaSenhora da Luz de Portel.
quando o padre Antônio Vieira estabelece uma das reduções na beira do Arucará.
Desde então recebe essa "redução" baixo a proteção de Maria como Senhora da Luz. Os poucos dados históricos assim confirmam. Esta paróquia sempre pertenceu a Prelazia de Cametá mas um contrato feito entre os bispos de Cametá e Marajó fez que passasse para esta última. Em 1959 Dom Gregório Alonso, bispo de Marajó assume esta paróquia com grande desejo por dois motivos principalmente: a existência de índios no rio Pacajá, assim poderia se realizar uma pastoral indigenista e também por ser nossa Senhora da Luz a titular da paróquia.
No arquivo paroquial se encontram livros de batismo datados em 1801: esta paróquia já foi atendida por padres Jesuítas, como está destacado no arquivo paroquial porem não se encontra nenhum sinal artístico, urbanístico ou outros, que testemunhem sua presença. Quando a paróquia é assumida pelos padres Agostinianos Recoletos visitam as comunidades e as cidades desde a paróquia de Breves.
Os antigos do lugar lembram outra igreja matriz onde hoje está a Prefeitura Municipal. Não fica nenhum resto da Igreja. Parece que foi derruída completamente. 
Sinal da história é a Igreja da Vila Velha que mantém uma arquitetura, na fachada, de estilo colonial. Se pode dizer que é uma das igrejas mais antigas de Marajó. A igreja matriz, é uma das igrejas mais belas de Marajó. Foi construída pelo povo sob as ordens do senhor Manoel Jardim. Muitos portelenses lembram colocar pedra sobre pedra o que hoje é nossa majestosa igreja. A primeira pedra foi colocada o dia 02 de Fevereiro de 1965 com a bênção episcopal de Dom Gregório Alonso. Era pároco Fr. Máximo Calvo e estava presente também Fr. Pedro Esparza.Nossa Senhora da Luz - padroeira de Portel.
Tradicionalmente Portel era conhecida como a freguesia de Nossa Senhora da Luz. A ela foi dedicada a igreja matriz, construída no ano de 1965 e inaugurada o 28 de agosto de 1966.
A festividade da padroeira tradicionalmente começa o dia 24 de janeiro, aniversário da cidade de Portel. Neste dia se encerram a romarias pelas casas e inicia-se a novena a Nossa Senhora da Luz.A festividade e celebrada no dia 2 de fevereiro com a missa solene pela parte da manhã e a procissão pela tarde. Durante os dias da festividade após a novena tem bingos e leilões no salão paroquial.2. Igreja do Divino Espírito Santo Informações orais 1895. Construção da frente da Igreja 1909. Coronel Serrão, mandou completar a obra em madeira 1915. Completa a obra com a colaboração do povo 1918. Terminada a construção 1982. Reforma da igreja em alvenaria .Fr. Graciano 3. Histórico da paróquia 1948. Capela de Nossa Senhora de Nazaré. No lugar foi construída a Prefeitura em 1968.27-06-1952 fundação da Irmandade de do Sagrado Coração por Fr. Dolsé. Oficializada por Dom Alonso no 30-11-195 *21963. Entregue a paróquia de Portel a Dom Alonso, bispo da prelazia de Marajó. 
Sacra Congregatio Consistorialis 18-11-1963.1963.Modificação da capela de Nossa Senhora de Nazaré.18-01-1965. Dom Gregório Alonso nomeia a Fr. Máximo Calvo vigário de Portel02-02-1965. Ata de posse de Fr. Máximo como vigário02-02-1965. Inauguração da casa paroquial, sendo o primeiro pároco Fr. Máximo Calvo e prefeito de Portel Ladislau Queiroz. 
Presidente do Apostolado dona Doralias Maria da Costa. Neste mesmo dia se fez uma procissão desde a capela de Nossa Senhora de Nazaré ate o local da Matriz e Dom Alonso colocou e abençoou a primeira pedra da igreja matriz.30-05-1965. Cruzada eucarística31-01-1966. Fr. Antônio Goya, Benjamin Remiro e Miguel Aguilar 28-08-1966. Inauguração e benção da igreja matriz dedicada a Nossa Senhora da Luz. 
Esta celebração aconteceu no dia de Santo Agostinho e dentro da festividade de Nossa senhora de Nazaré. A construção demorou um ano e dez meses.Culto pela manhã na capela de Nossa Senhora de Nazaré. A tarde procissão de nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora da Luz. Fr. Faustino cantou as glórias de Maria . Fr. Máximo abençoou o templo.1967. Colocação das imagens do Sagrado Coração e de Santa Rita.01-04-1967.Ambulatório de Santa Rita1967. Inauguração do presbitério1968. Colocação das janelas de acapú na matriz. Construção da torre.1968. se habilita a igreja do divino Espírito Santo1969. Inauguração do salão paroquial1977. Construção da casa das irmãs.1971. Inauguração da casa Santo Agostinho. Casa da juventude,1974. Inauguração do auditório Manarijó.1989. Criação da Guarda de Nossa Senhora1990. Lancha Santo Agostinho.04-05-1991. inauguração e benção da capela Santa Mônica no bairro da Cidade Nova.23-10-1991.
Inauguração e benção da capela São Miguel no bairro da Tijuca1994. Hino a Nossa Senhora da Luz. Música e letra de Edmar Cardoso Araújo(Turibe)1994. Escola de bordado e costura Santa Clara.

Freis que passaram pela paróquiaFreis: Máximo Calvo (1º. Pároco e já falecido),
Pedro Maria Esparza, Faustino Legarda (já falecido),
Jesus Garcia, Ignácio Diez Lopez, Jesús María Cizaurre, Ramón Calzada González, José Garcia, Graciano González, Walmir Cristovam Lira Pequeno, José Carlos Nuevo, Marcelo Ariel Corleto, Clauber Cosme Lopes, Raimundo Salimos, Mario Moriconi, Luis Maria Chasco, Antônio Rabanal, Salvador Aguirre, Antônio Ferreira, José de Juana de la Cal, Victor Sánchez, Juan José Ormazábal, Edilson Araújo do Carmo, Simón Puertas, Dilermando Feitas de Lima, Manoel Bandeira de Lima e Luís Carlos de Melo e Silva Albim (estes três últimos constituem a atual comunidade religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário