quarta-feira, 30 de março de 2011

Municípios paraenses criam consórcio em combate ao desmatamento

CNM
 
Com o objetivo de reduzir os índices de desmatamento no Brasil, quatro Municípios paraenses assinaram nesta terça-feira, 29 de março, um protocolo para a criação de um consórcio. Anapu, Senador Porfírio, Brasil Novo e Altamira tomaram a iniciativa para estimular uma economia de base sustentável na região, que fica próxima à Rodovia Transamazônica e é considerada um dos principais focos de desmatamento no Estado. Altamira e Brasil Novo são dois Municípios incluídos na lista dos que mais desmataram a Amazônia nos últimos anos.
 
O modelo de desenvolvimento que os prefeitos aderiram deve melhorar a economia desses Municípios. A região já foi bastante explorada e vítima de tráfico de madeira no passado, mas hoje se baseia praticamente apenas de agricultura familiar. Como investimento, esses Municípios buscam agora recursos para aplicar em atividades como o manejo florestal, a redução do uso de fogo para abrir novas áreas e o reaproveitamento de pastagens degradadas.
 
Os quatro Municípios do projeto também estão na lista das cidades que assinaram acordo com o Ministério Público Federal no Pará para tentar zerar o desmatamento ilegal no Pará. Na última semana, 75 Municípios se comprometeram a combater o desmatamento em troca de facilidades e da ampliação de prazo para a regularização ambiental dos produtores rurais.
 
O acordo do Ministério Público também determina que ao menos 80 empresas passarão a negociar exclusivamente com produtores rurais dos Municípios que assinaram o pacto ou que estiverem em algum estágio de regularização ambiental.
 
Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário