quarta-feira, 9 de março de 2011

"A MENSAGEM DO BARÔMETRO DE 2010 É QUE A CORRUPÇÃO É INSIDIOSO. FAZ A GENTE PERDER A FÉ

A CORRUPÇÃO TEM AUMENTADO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS, DIZEM QUE SEIS DE CADA 10 PESSOAS EM TODO O MUNDO. UM EM CADA QUATRO PESSOAS RELATAM PAGO SUBORNOS NO ÚLTIMO ANO. ESTES SÃO OS RESULTADOS DO BARÔMETRO DE CORRUPÇÃO GLOBAL 2010. 




O BARÓMETRO 2010 CAPTA AS EXPERIÊNCIAS E OPINIÕES DE MAIS DE 91.500 PESSOAS EM 86 PAÍSES E TERRITÓRIOS, TORNANDO-SE A PESQUISA DE OPINIÃO APENAS PÚBLICA MUNDIAL SOBRE A CORRUPÇÃO. 



AS OPINIÕES SOBRE CORRUPÇÃO FORAM MAIS NEGATIVOS NA EUROPA OCIDENTAL E AMÉRICA DO NORTE, ONDE 73 POR CENTO E 67 POR CENTO DAS PESSOAS, RESPECTIVAMENTE, PENSEI QUE A CORRUPÇÃO AUMENTOU NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS. 



"A QUEDA NA CRISE FINANCEIRA CONTINUAM A AFETAR A OPINIÃO DAS PESSOAS DE CORRUPÇÃO, NOMEADAMENTE NA AMÉRICA DO NORTE E EUROPA OCIDENTAL. INSTITUIÇÕES EM TODO LUGAR DEVE SER FIRME EM SEUS ESFORÇOS PARA RESTABELECER A BOA GOVERNAÇÃO E DE CONFIANÇA", DISSE HUGUETTE LABELLE, PRESIDENTE DA TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL. 



NOS ÚLTIMOS 12 MESES, UM EM CADA QUATRO PESSOAS RELATARAM PAGAR PROPINA A UMA DAS NOVE INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS, DA SAÚDE À EDUCAÇÃO PARA AS AUTORIDADES FISCAIS. A POLÍCIA É CITADO COMO SENDO O DESTINATÁRIO MAIS FREQÜENTE DE SUBORNOS, DE ACORDO COM OS ENTREVISTADOS. CERCA DE 30 POR CENTO DAS PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO COM A POLÍCIA INFORMOU TER RECEBIDO UM SUBORNO. 

MAIS DE 20 PAÍSES RELATARAM AUMENTOS SIGNIFICATIVOS DE SUBORNO PEQUENO DESDE 2006. OS MAIORES AUMENTOS FORAM NO CHILE, COLÔMBIA, QUÊNIA, MACEDÔNIA, NIGÉRIA, POLÔNIA, RÚSSIA, SENEGAL E TAILÂNDIA. MAIS DE UMA EM CADA DUAS PESSOAS NA ÁFRICA SUBSAARIANA RELATADA PAGANDO SUBORNO - MAIS DO QUE EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO. 



AS PESSOAS MAIS POBRES TÊM DUAS VEZES MAIS PROPENSOS A PAGAR SUBORNOS PARA SERVIÇOS BÁSICOS, COMO EDUCAÇÃO, DO QUE AS PESSOAS RICAS. UM TERÇO DE TODAS AS PESSOAS COM IDADE INFERIOR A 30 RELATARAM PAGAR UM SUBORNO NOS ÚLTIMOS 12 MESES, COMPARADO COM MENOS DE UM EM CADA CINCO PESSOAS COM IDADES ENTRE 51 ANOS E MAIS. 



MAIS PREOCUPANTE É O FACTO DE SUBORNOS PARA A POLÍCIA QUASE DUPLICARAM DESDE 2006, E MAIS PESSOAS RELATÓRIO PAGAR PROPINA AO JUDICIÁRIO E PARA REGISTRO E AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇOS DO QUE HÁ CINCO ANOS. 



INFELIZMENTE, POUCAS PESSOAS CONFIAM EM SEUS GOVERNOS OU POLÍTICOS. OITO EM CADA 10 DIZEM QUE OS PARTIDOS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS OU EXTREMAMENTE CORRUPTOS, ENQUANTO METADE DAS PESSOAS INTERROGADAS DIZEM QUE A AÇÃO DE SEU GOVERNO PARA DETER A CORRUPÇÃO É INEFICAZ. 



"A MENSAGEM DO BARÔMETRO DE 2010 É QUE A CORRUPÇÃO É INSIDIOSO. FAZ A GENTE PERDER A FÉ. A BOA NOTÍCIA É QUE AS PESSOAS ESTÃO PRONTAS PARA AGIR", DISSE LABELLE. "O ENVOLVIMENTO DO PÚBLICO NA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO VAI OBRIGAR AQUELES QUE TÊM AUTORIDADE PARA AGIR - E DAR ÀS PESSOAS MAIS CORAGEM DE FALAR E LUTAR POR UM MUNDO MAIS LIMPO, MAIS TRANSPARENTE."

Nenhum comentário:

Postar um comentário