A falta de médicos em hospitais públicos no interior do estado não é uma realidade exclusiva apenas de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, realidade comum de quase toda a Ilha do Marajó, onde infelizmente esses municípios servem apenas de curral eleitoral de políticos que em ano de eleição são chamados até de pescadores para conquistar a confiança de eleitores, haja vista que a massa ribeirinha do Marajó vive da pesca e, como nas eleições 2010, são coagidos a votarem em cidadãos que nem de longe conhece a realidade da nossa gente.
Os prefeitos na maior parte das vezes nunca chegaram a um cargo tão alto em suas vidas, quando conseguem ser eleito para um cargo, seja para prefeito, vereador ou até mesmo, ser nomeado para alguma secretaria municipal, saem fazendo todo tipo de manipulação com as verbas que deveriam ser para a melhoria da vida de milhares de cidadãos, mas acabam servindo de escada para a corrupção nessas cidades. Felizmente à falta de estudos muitas vezes contribuem para deixar o rastro desses corruptos que mancham a história do nosso estado, entretanto, mesmo com os altos indicies absurdos de desvios de verbas, eles não são afastados de suas funções, o que considero um erro grave dos órgãos de fiscalização e, muitas desses prefeitos possuem padrinhos políticos em outras instâncias da política do estado, o que agrava ainda mais a situação, em outros casos quando comprovado condenado a devolver o dinheiro aos cofres púbicos eles passam uma vida recorrendo de decisões sem efeito algum, e aqui no Pará temos vários exemplos dessa natureza.
Outra realidade comum desses municípios é a ausência dos prefeitos municipais nas cidades. Sim, na maioria das vezes nem moram nas localidades, e não é de hoje que acontece caso em que prefeitos "administram" seus municípios em seus apartamentos, ou em escritórios na capital paraense.
A responsabilidade de mudar essa situação é de todos nós, cidadãos paraneses, governo, deputados estaduais constituídos representantes do povo, deputados federais, senadores. A sociedade unindo forças para que mazelas dessa natureza sejam banidas da nossa bandeira do Pará. Nossa história, nossa cultura, e nossas raízes são muito belas para deixarmos serem sujadas pela corrupção.
Marajó é hora de reagir contra tudo isso, vamos a luta mostrar a nossa força, reage Curralinho, Bagre, Muaná, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Anajás, Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Gurupá, Melgaço, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, e Soure, vamos juntos reconstruir a dignidade do nosso povo.
Allonny Wayakawa
É editor do Blog Waykawa Pará
adm.allonnywaykawa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário