A CORRUPÇÃO CORRÓI A DIGNIDADE DO CIDADÃO, CONTAMINA OS INDIVÍDUOS, DETERIORA O CONVÍVIO SOCIAL, ARRUÍNA OS SERVIÇOS PÚBLICOS E COMPROMETE A VIDA DAS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS.
2- OS CORRUPTOS DRENAM OS RECURSOS DA COMUNIDADE, UMA VEZ QUE TENDEM A APLICAR O GROSSO DO DINHEIRO DESVIADO LONGE DOS LOCAIS DOS DELITOS PARA SE ESCONDEREM DA FISCALIZAÇÃO E DA JUSTIÇA E DOS OLHOS DA POPULAÇÃO.
3- A CORRUPÇÃO AFETA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES, POIS OS DESVIOS SUBTRAEM RECURSOS DA MERENDA E DO MATERIAL ESCOLAR, DESMOTIVAM OS PROFESSORES, PREJUDICAM O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DAS CRIANÇAS E AS CONDENAM A UMA VIDA COM MENOS PERSPECTIVAS DE FUTURO.
4- A CORRUPÇÃO TAMBÉM SUBTRAI VERBAS DA SAÚDE, COMPROMETENDO DIRETAMENTE O BEM ESTAR DOS CIDADÃOS. IMPEDE AS PESSOAS DE TER ACESSO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS QUE PODERIAM SER FACILMENTE CURADAS, ENCURTANDO AS SUAS VIDAS.
5- O DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS CONDENA O MUNICÍPIO AO SUBDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO CRÔNICO. POR ISSO, O COMBATE À CORRUPÇÃO NAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS DEVE ESTAR CONSTANTEMENTE NA PAUTA DAS PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SONHAM COM UM PAÍS MELHOR PARA SEUS FILHOS E NETOS.
6- EM AMBIENTE EM QUE A CORRUPÇÃO PREDOMINA DIFICILMENTE PROSPERA UM PROJETO PARA BENEFICIAR OS CIDADÃOS, POIS SUAS AÇÕES SE PERDEM E SE DILUEM NA DESESPERANÇA.
QUANDO HÁ SINAIS DE IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO?
1. FALTA DE TRANSPARÊNCIA NOS ATOS ADMINISTRATIVOS DO GOVERNANTE;
2. AUSÊNCIA DE CONTROLES ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS;
3. APOIO DE GRUPOS SUSPEITOS DE PRÁTICAS DE CRIMES E IRREGULARIDADES;
4. SUBSERVIÊNCIA DO LEGISLATIVO E DOS CONSELHOS MUNICIPAIS;
5. BAIXO NÍVEL DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DOS COLABORADORES E AUSÊNCIA DE TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS;
6. ALHEAMENTO DA COMUNIDADE QUANTO AO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO.
CORRUPTOS OPÕEM-SE VEEMENTEMENTE A QUALQUER FORMA DE TRANSPARÊNCIA.
EVITAM QUE A CÂMARA MUNICIPAL FISCALIZE OS GASTOS DA PREFEITURA E BUSCAM COMPROMETER OS VEREADORES COM ESQUEMAS FRAUDULENTOS. AO MESMO TEMPO, NÃO ADMITEM QUE DADOS CONTÁBEIS E OUTRAS INFORMAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEJAM ENTREGUES A ORGANIZAÇÕES INDEPENDENTES E AOS CIDADÃOS, NEM QUE ESTES TENHAM ACESSO AO QUE SE PASSA NO EXECUTIVO. MESMO CONFRONTADOS COM PROVAS CONTUNDENTES, OS CORRUPTOS SEMPRE NEGAM O CRIME. ISSO É PADRÃO. DECLARAM INOCÊNCIA COM MUITO CINISMO E SEM QUALQUER ESCRÚPULO. À MEDIDA QUE AS DENÚNCIAS VÃO SE ACUMULANDO E AS PROVAS SURGEM, OS ADMINISTRADORES DESONESTOS E SEU GRUPO LANÇAM MÃO DE DIVERSOS MÉTODOS DE REAÇÃO, PROCURANDO IMPRESSIONAR A POPULAÇÃO E SILENCIAR OS DENUNCIANTES. APELAM PARA DECLARAÇÕES TEATRAIS E ASSUMEM O PAPEL DE VÍTIMAS DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.
UMA DAS FORMAS USADAS PARA ABALAR A CONVICÇÃO DE PARTE DAS PESSOAS É A UTILIZAÇÃO DE FRASES E TEMAS RELIGIOSOS. COM O INTUITO DE PROVOCAR COMISERAÇÃO, OS DENUNCIADOS RECORREM A DECLARAÇÕES EM QUE INVOCAM A JUSTIÇA DIVINA E LÊEM SALMOS E ORAÇÕES ANTES DE SE PRONUNCIAR A RESPEITO DAS DENÚNCIAS.
QUALQUER CIDADÃO TEM O DIREITO DE SABER, E OS POLÍTICOS TÊM O DEVER DE DEMONSTRAR, COMO O DINHEIRO PÚBLICO ESTÁ SENDO EMPREGADO.
fonte: amarribo (AMIGOS ASSOCIADOS DE RIBEIRAO BONITO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário