quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AGU afirma que 70% do dinheiro público desviado seriam para Educação e Saúde 19/7/2011


AGU afirma 70% de dinheiro publico desviado seriam para Educação e Saúde

Esta semana tivemos pelo noticiário uma nova prova de que fiscalização pelas entidades da sociedade civil e transparência pelo poder público são as únicas maneiras de se transformar o atual estado da nossa representação.

Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União, AGU, André Luiz de Almeida Mendonça, cerca de 60 a 70% dos desvios de dinheiro público no Brasil ocorrem nas áreas da Educação e Saúde, além de saneamento básico.

Por terem altos volumes de recursos mas sempre em repasses com valores mais baixos, a fiscalização pelos órgãos de controle como AGU e CGU fica mais dificultada. Daí a importância da capacitação de entidades da sociedade civil para ajudar no processo de maneira perene.

Não custa lembrar que, para a cidadania, os crimes nessas duas áreas são crimes hediondos. Na Saúde, a falta dos recursos que foram desviados leva a um mau atendimento pelo sistema público de saúde, a menos equipamentos e medicamentos, e a profissionais mal pagos e com menos capacitação. Esse conjunto de fatores literalmente condena a morte milhares de cidadãos por ano.

Pelo lado da Educação, além da má formação de novos cidadãos, desvios até em merenda escolar também contribuem para afetar a sua saúde. Nesta área, os conselhos tutelares são fundamentais para fiscalização e denúncia ao Ministério Público de eventuais crimes. Hoje, no Brasil, apenas 1,6% dos municípios não possui conselhos, segundo levantamento do IBGE em 2009. Resta à cidadania trabalhar para evitar o aparelhamento desses conselhos para que funcionem mais voltados aos interesses dos cidadãos do que para cumprir interesses individuais e políticos de alguns poucos privilegiados.

Aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para o portal Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, um projeto da Secretaria Nacional de Direitos Humanos que também divulga dados sobre Educação e os conselhos tutelares em todo o país. Acesse e conheça!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário