quinta-feira, 28 de julho de 2011

Polícia apresenta o Núcleo de Combate à Corrupção

O Delegado Geral Nilton Atayde apresentou, nesta quinta-feira (28), durante reunião de todas as unidades que formam a Polícia Civil do Pará, o Núcleo de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (NCC–LD), nova célula da polícia judiciária. A unidade tem como objetivo reforçar o combate a crimes de ocultação de bens, direitos e valores provenientes - direta ou indiretamente - de ações criminosas, ou seja, os crimes previstos na Lei 9.613/98, de “lavagem de dinheiro”.
"A sociedade perceberá com a atuação do núcleo que organizações criminosas que agem à margem da lei passarão a ser investigadas naquilo que mais prezam, ou seja, o dinheiro fácil, os bens, valores e direitos adquiridos sem respeito à lei, à ética ou ao interesse público. Desta forma, a Polícia Civil do estado do Pará entra no rol das instituições políticas que combatem com metodologia própria a corrupção e a lavagem de dinheiro", explicou o Delegado Geral.
A nova unidade, reforçou o delegado, atuará sobre o patrimônio das organizações criminosas. "Poderemos repatriar bens, apreender valores, sequestrar imóveis, minimizando com essas ações os malefícios que advém dos crimes antecedentes, principalmente do tráfico de drogas e da corrupção", complementou. “Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a metodologia já está consolidada, investigações inerentes à lavagem de dinheiro dos crimes antecedentes de tráfico de drogas e de corrupção já possibilitaram a reversão de milhões de reais ao erário público”.
Por trabalhar com “informações delicadas”, os policiais integrantes do núcleo preferem manter a identidade protegida pelo anonimato.
(DOL, com informações da Ascom Polícia Civil)
Que nota você dá para esta notícia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário